segunda-feira, 25 de abril de 2011

Distenção muscular: quem é o culpado?

Lendo em alguns sites como costumo fazer, achei este artigo interessante da  "Ethikasaude":

Distenção muscular: quem é o culpado?

A distensão muscular, apesar de não ser hoje tão frequente quanto à algum tempo atrás, continua a representar o “acidente esportivo” mais temido devido à sua total imprevisibilidade. Se nós formularmos a pergunta: O que provoca uma distensão muscular e como podemos evitá-la teremos uma série de dúvidas e talvez mais dúvidas que certezas.

Na realidade, quando ocorre uma distensão muscular, um elemento da comissão técnica geralmente é de imediato colocado como o principal suspeito de ter cometido um grande erro: o preparador físico!

Esta suspeita constitui-se quase em um consenso popular, visto que o brasileiro por “viver” o futebol no seu dia a dia, tem sempre uma posição tomada a respeito de qualquer noticia que diga respeito ao seu clube de preferência. Assim, o preparador físico é geralmente questionado sobre seu trabalho, como se a distensão muscular fosse sempre a consequência de excesso ou falta de treinamento físico.

Atualmente, à luz do conhecimento científico, podemos dizer que este posicionamento é no mínimo ultrapassado. Hoje, podemos dizer que uma distensão muscular pode ter várias causas já conhecidas, e algumas ainda duvidosas.

Inicialmente vale lembrar, que entende-se por distensão muscular, uma ruptura de um músculo, que no caso da lesão esportiva ocorre por consequência de um determinado movimento associado à um gesto motor específico.

Esta ruptura pode ser às vezes tão pequena que sua recuperação é rápida e praticamente não deixa sequelas. As vezes, entretanto, envolve uma área tão grande no músculo que torna o atleta totalmente incapacitado para executar qualquer movimento com aquele músculo por vários dias.

Quanto às causas já conhecidas da lesão muscular, podemos relacionar:

- Acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo
- Perda excessiva de água e eletrólitos pelos organismo
- Variações de temperatura, principalmente associada com o esfriamento do músculo
- Desequilíbrio muscular entre grupos musculares antagônicos (por exemplo flexores e extensões das pernas
- Gesto motor (movimento) de uma amplitude que exceda o limite de flexibilidade do músculo
- Movimento descoordenado.

Como vemos a distensão muscular pode ter várias causas a maioria delas, fora do controle do preparador físico ou de qualquer outro profissional. Na maioria das vezes, não existe portanto nenhum “culpado”!

Um boa leitura e cuidem-se

Eduardo Oliveira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário